Revista Justiça
Este é o primeiro carnaval em que a importunação sexual é considerada crime. A Lei 13.718 foi sancionada em setembro do ano passado, e o quadro Direito Penal irá repercutir quais atos podem ser caracterizados como crimes. A entrevista é com a advogada criminalista Hannah Gomes. O Ministério Público do Trabalho pede o bloqueio e a penhora de bens do Flamengo visando garantir o pagamento de indenizações trabalhistas às famílias das vítimas do incêndio no CT do clube. O Revista Justiça irá conversar com a integrante da força-tarefa que atua no caso do incêndio do Flamengo, Virgínia Leite Henrique. No quadro Ética & Justiça, o promotor de Justiça Roberto Livianu fala sobre a alternância no exercício do poder: um imperativo republicano. Acostumado a levar o celular para todos os lugares? Como se pode fazer isso com maior segurança? No quadro Mundo Digital, o especialista em Direito Digital e advogado Fernando Peres irá dar dicas para aproveitar o carnaval com maior segurança. No quadro Dicas do Autor, a conversa será com o professor universitário Hector Valverde, autor da obra “Dano moral no Direito do Consumidor”, da editora Revista dos Tribunais. No quadro Direito Imobiliário, o colunista e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-MG, Kenio Pereira, irá avaliar falhas que atrasam o andamento dos processos de despejo de locatários por falta de pagamento, gerando um risco maior para os fiadores com o aumento da dívida. O quadro Exame da Ordem traz dicas importantes para os bacharéis em Direito que vão prestar a avaliação da OAB, com a participação do advogado e integrante do Grupo de Examinadores do Exame de Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo, Edgard Araújo. Por fim, o assessor jurídico do Superior Tribunal Militar Gerson Charbel, no quadro Direito Militar, falará sobre  Lei 13.491, que modificou o Código Penal Militar e ampliou a competência da Justiça Militar da União nos feitos que envolvem militares em delitos tipificados na lei penal comum. Terça-feira, às 08h.

Giro pelo Mundo
O Giro pelo Mundo desta terça-feira destaca pesquisa que indica que maioria dos franceses quer o fim do movimento dos coletes amarelos. O grupo iniciou com manifestações na França em outubro de 2018, contra a política social e fiscal. O programa também repercute que sósia do líder norte-coreano Kim Jong-un é detido no Vietnã. Destaque também para as últimas informações sobre a situação na Venezuela. Terça-feira, às 11h.

Defenda seus Direitos
O programa fala sobre Direito Civil. Nesta edição, o advogado e professor Flávio Tartuce, doutor em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Direito Civil Comparado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), fala sobre a impenhorabilidade do bem de família. No quadro de entrevista, o ouvinte vai ficar sabendo sobre os problemas que envolvem os bloquinhos de carnaval e os condomínios. Quem vai falar sobre o assunto é o advogado Rodrigo Karpat, militante na área cível há mais de 10 anos. Terça-feira, às 13h.

Justiça na Tarde
Em 2018, 2.184 crianças foram adotadas em todo o Brasil por meio do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), coordenado pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNA entrou em funcionamento em 2008 e, desde então, já ajudou a formar mais de 12 mil famílias por meio da adoção. Atualmente, há 45.296 pretendentes cadastrados e 9.388 crianças à espera de uma família. Além de debater sobre os avanços e os desafios da adoção no país, o Justiça na Tarde também vai explicar as novas regras recém-divulgadas para a declaração do imposto de renda em 2019. Por fim, o programa tira dúvidas da população sobre os direitos da mulher trabalhadora. Terça-feira, 14h10.

Radionovela Justiça em Cena – “O filho da Maristela”
Maristela é uma mulher cheia de decisão, empreendedora, multifacetada, fala de três a cinco idiomas, vegana, faz natação cinco vezes na semana e ainda crossfit e voluntariado nas terças e quintas. Maristela é o que costumamos chamar de “mulher-prodígio”. Ao contrário do irmão dela, que é um grande encostado. Para se ter ideia, ele só consegue sair do sofá para roubar alguma coisa da geladeira. E só sai da geladeira quando algo muito interessante está passando na TV. Mesmo com esse espírito desempreendedor, o irmão da Maristela resolveu acordar muito cedo, tirar a calça do pijama e colocar uma roupa mais decente e partir para a sorveteria onde Augusto Sérgio é gerente. O motivo de um arroubo tão inusitado? O ouvinte vai saber agora… Radionovela em diversos horários na programação e versão compacta aos sábados e domingos, às 20h30.

Rádio Justiça
A Rádio Justiça é sintonizada em 104,7 FM no Distrito Federal e pode ser ouvida pelo site www.radiojustica.jus.br. Acompanhe a programação e siga a Rádio Justiça pelo Twitter no endereço http://twitter.com/radiojustica.

Participe dos programas! Envie dúvidas e sugestões sobre temas ligados ao Direito para o whatsapp: (61) 9 9975-8140.

Fonte: Rádio Justiça